A Alienação no Trabalho



Caros estudantes. Como estamos tendo a oportunidade de pensar um pouco o processo de formação do capitalismo liberal e de seus contrapontos nas “teorias sociais”, o comunismo, o anarquismo e o socialismo, gostaria de deixar aqui uma pequena questão para que possamos pensar.

Esta aparece, na verdade, no final do texto que temos estudado e que está presente no livro “Filosofando – Introdução à Filosofia” de Maria Lúcia de Arruda Aranha, quando ela diz que

a questão que se coloca é a da necessidade de uma reflexão moral que levante o problema dos fins a que a técnica se destina, a fim de observar em que medida ela está a serviço do homem ou da sua exploração. 

Como estudamos, a técnica não é um fim em si mesma, mas sim uma ferramenta que deve ser utilizada da melhor maneira possível pela nossa sociedade. Mas quando isso não ocorre, temos a alienação, esta, por sinal, muito bem retratada no filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin.

Abaixo um LINK para um pequeno trecho deste instigante filme. Mas vale à pena destacar que assistir toda a obra é muito interessante para a discussão proposta.

Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow