Uma Batalha: 57.470 baixas !


O Somme, uma das batalhas mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial. Essa batalha é mais lembrada pelo seu primeiro dia, 1 de Julho de 1916, a exatos 94 anos, data em que o exército britânico sofreu com 57.470 baixas, sendo 19.240 mortos ! Esse é considerado o mais sangrento dia na história deste Exército. Pela primeira vez, a Grande Guerra estava expondo os seus horrores de uma “nova guerra”, uma guerra moderna, onde a industrialização foi usada em massa pra criar armas cada vez mais destrutivas.

J. R. R. Tolkien, autor do Senhor dos Anéis, lutou nesta batalha que em cinco meses de intensos combates produziu 1,2 milhão de vítimas, entre mortos e feridos ! Nela ele viu dois de seus três melhores amigos morrerem. Depois disso, em sua obra, Tolkien vai retratar os horrores deste momento quando cria a luta das várias raças pelo domínio da Terra Média, expondo assim os horrores que ele vivenciou naquele momento.

Mas, aqui em nossa Terra mesmo, a batalha do Somme foi uma das operações militares mais violentas da História da humanidade, mesmo quando comparamos com as que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. E o mais impressionante, se levarmos em conta que os ganhos territoriais desta batalha foram somente de cerca de 300 quilômetros quadrados, ela se torna também uma das mais inúteis de todos os tempos. Talvez nunca em toda a história militar tantos pereceram por tão pouco. É nessa batalha também que uma das aramas mais mortíferas de nosso arsenal vai fazer sua “estréia”: O tanque de Guerra !

Infelizmente esse foi mais um dia onde os piores pesadelos venceram ! Infelizmente mais um dia onde a quantidade de mortos, que morreram por tão pouco, como sempre, acaba por deixar uma marca e um questionamento em nossas mentes: Até quando datas como essas terão que ser lembradas ?!? Pense nisso !!

Caso queira ver algumas imagens da Grande Guerra, deixo abaixo a indicação de um site, que apesar de estar em inglês, tem um conjunto interessante de imagens deste período ! Vale uma visita.


Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow