Napalm destrói Vietnã

Guerras são guerras ! Mas algumas são mais violentas que outras. É o caso que veremos acontecer neste conflito que ficou conhecido como a “Guerra do Vietnã”. Nele todos os recursos tecnológicos que haviam sido inventados e aperfeiçoados desde a Primeira Guerra Mundial, serão colocados em prática. Até mesmo a chamada “Guerra Química”, que foi banida nos tratados internacionais, mas que ainda, infelizmente, continua sendo usada !

Para a melhor compreensão deste tenebroso evento da Guerra Fria, deixo abaixo um texto e um vídeo, sendo que esse é um dos vídeos mais famosos desta guerra, pois o mesmo mostra o sofrimento da população civil, que nas “guerras modernas” não tema mais para onde fugir, ou mesmo onde se esconder, esperando o fim do conflito.

8 de junho de 1972 - Napalm destrói Vietnã

Minutos de espanto e horror: soldados, mulheres e crianças foram atingidos por bombas de napalm - uma espécie de gasolina incandescente, gelatinizada por sais de ácido. O ataque foi a última tentativa sul-vietnamita para desalojar vietcongs do Mercado de Trang - a 40km de Saigon. Após três dias consecutivos, os esforços tinham sido inúteis. A tropa comunista, que se dirigia à fronteira cambojana e já havia bloqueado a auto-estrada, parecia imbatível. Mas a sinistra surpresa do auxílio aéreo, convocada para quebrar a resistência, chocou até os comandantes sul-vietnamitas.

 É deste episódio um dos registros mais marcantes da barbárie humana: algumas crianças flagradas, brutalmente queimadas pela substância, arrancavam suas roupas, em desespero, e corriam, aos gritos, por uma estrada nos arredores de Saigon.


Imagens que marcaram a História !

Vietnã !
Copyright© 2010-2017 HISTOSOFIA - modelo por Jason Morrow